Sunday, 03 de July de 2022

Funac  – Adolescentes são certificados em mais uma turma do Projeto Superação

Por Érica Gomes

O Centro Socioeducativo de Internação Sítio Nova Vida realizou a solenidade de certificação  da segunda turma do Projeto Superação, na ocasião foram certificados oito adolescentes. O projeto que tem como objetivo a aprendizagem e inserção no mercado de trabalho é de iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT) e executado pelo Instituto Trabalho Decente (ITD).

Representando na solenidade a presidente da Funac Sorimar Sabóia, a diretora Técnica Lúcia Diniz pontua que a Fundação tem buscado ações para garantir a inserção social dos adolescentes e que será realizada uma reunião de alinhamento para a continuidade do Projeto. “Nós sabemos que a educação é um dos pilares de inserção de qualquer pessoa da sociedade. Então, o projeto Superação ele trabalha na questão da pré-aprendizagem, trabalhando as diversas competências para o adolescente poder competir de forma digna. Com o encerramento do Projeto Piloto será realizada uma avaliação entre a FUNAC, MPT e  ITD  para avaliação da continuidade do projeto na Fundação”, afirma.

A procuradora do MPT Virgínia Neves, ressaltou a importância de participar de mais uma certificação dos socioeducandos. “É uma imensa satisfação para o MPT, porque a gente consegue mostrar para esses garotos e garotas que eles são capazes de ser inseridos no mercado de trabalho e têm o direito inclusive a ter uma vida digna. E o objetivo maior é mostrar que eles têm o direito e devem buscar a dignidade na sua vida e no trabalho”, afirma.

Rafael Cruz, professor de informática representou a presidente do ITD, Patrícia Lima falou da importância do Projeto no Centro Socioeducativo. “As atividades de pré-aprendizagem desenvolvidas no Projeto Superação e os conhecimentos adquiridos vai somar com sua vida pessoal e profissional. As aulas de informática que é a disciplina que eu ministro, vai auxiliar bastante eles e será o diferencial na vida deles para quando saírem e ingressarem no mundo do trabalho”, enfatiza.

Projeto Superação

Lançado em agosto de 2021, o projeto foi implantado nos 11 centros socioeducativos com laboratórios de informática para oferecer uma série de serviços multidisciplinares.

Os adolescentes recebem acompanhamento psicossocial e apoio pedagógico. o projeto também presta orientação a esses jovens para inclusão e permanência no mercado de trabalho, seja no mercado formal como primeiro emprego ou aprendizagem juvenil, seja em outras formas de trabalho dignas.

De acordo com a psicóloga Fabiana Ferreira, uma das técnicas do Projeto após a certificação os adolescentes continuarão sendo acompanhados. “Vamos trabalhar com os adolescentes dando um enfoque maior para as questões psicossocial, como elaborar currículos, se comportar em uma entrevista, trabalhar as habilidades sociais e inteligência emocional, sempre respeitando a individualidade de cada um”, diz.

Um dos cursistas agradeceu a oportunidade de ser inserido no Curso e o quanto isso vai mudar a vida dele. “Os ensinamentos que tive no Projeto Superação vão me ajudar a construir um novo Projeto de Vida. Quero agradecer a Fundação, aos professores do projeto, toda equipe e direção do Centro Socioeducativo”, comemora.

A pedagoga Sandra Ribeiro explica como é a dinâmica utilizada no projeto Superação. “Eu trabalho com eles português e matemática voltados para o mercado de trabalho. Nas aulas de matemática, eu sempre trabalho as operações matemáticas. Nas aulas de português trabalhamos assuntos relacionados a gramática. Os adolescentes compartilham conhecimento com os outros colegas e toda equipe percebe o quanto é válido os ensinamentos”, pontua.

Para a assistente Social Jaciara Furtado, o trabalho desenvolvido com os adolescentes gerou um sentimento de gratidão. “Saber o tanto os meninos evoluíram e amadureceram conseguimos somar com o trabalho que já vinha sendo desenvolvido na unidade. Os meninos amadureceram tanto e hoje estão com um grau mais elevado de conhecimento, mais desenvolto, podendo falar em público. Conseguimos trabalhar de forma individual com eles e o sentimento de toda equipe é de gratidão. No próximo mês vamos intensificar mais a preparação para o mercado de trabalho”, salienta.

O evento contou com a apresentação do grupo de Percussão ‘Filhos da Liberdade’ que apresentaram um repertório que animou todos os presentes. No Centro Socioeducativo também são realizadas atividades sociopedagógicas de músicas, ocasião em que aprendem violão, percussão e teclado.

O professor de música Augusto Nassa destaca como foi realizado a escolha do repertório. “Escolhemos três músicas, um samba enredo, uma música do samba reggae, que é um ritmo afro e uma outra música que vem trazendo um pouco da realidade dos meninos aqui dentro da unidade, que é o ‘Valeu Amigo’, que retrata muito bem o momento que eles vivem aqui dentro da unidade, que foi interpretada por um socioeducando que se destacou nas aulas de música”, comenta.