Friday, 27 de May de 2022

Adolescentes do Centro Socioeducativo de São José de Ribamar são certificados no Projeto Superação

Na manhã desta terça-feira (26), 12 socioeducandos do Centro Socioeducativo de Internação de São José de Ribamar, unidade da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), foram certificados nos cursos ofertados por meio do Projeto Superação, voltado para a pré-aprendizagem e inserção no mercado de trabalho. A solenidade de entrega dos certificados da turma do Centro Socioeducativo de Internação de São José de Ribamar aconteceu no próprio Centro.

Participaram da solenidade, a diretora técnica da Funac, Lúcia Diniz; o coordenador de Segurança da Grande Ilha, Alexsandro Farias, a equipe do Instituto do Trabalho Decente, técnicos da unidade, além dos 12 adolescentes que receberam os certificados.

A diretora técnica da Funac, Lúcia Diniz, representou a presidente da Funac, Sorimar Sabóia Amorim, e parabenizou a equipe e os socioeducandos pela conclusão da formação. “Gostaria de parabenizar toda a equipe envolvida na execução desse projeto tão bonito, todos os socioeducandos que se empenharam nas atividades propostas e hoje recebem seus certificados que comprovam suas competências e habilidades conquistadas ao longo desse curso. A educação é uma grande ferramenta de transformação social e nós da Funac estamos muito felizes em contribuir com a melhoria na vida de cada um dos adolescentes que passaram pelo projeto. Até o momento já formamos 48 adolescentes e isso é motivo de grande alegria para todos nós”, afirmou.

A diretora do Centro Socioeducativo de Internação de São José de Ribamar, Ana Letícia de Oliveira, ressaltou que o projeto teve grande relevância na unidade e na vida dos socioeducandos. “Estamos muito felizes com a conclusão dessa turma do Projeto Superação. Tivemos muitos desafios ao longo desse processo, mas vencemos. Ver o empenho dos adolescentes durante as aulas, além da interação com os professores é muito gratificante”, afirmou.

O coordenador de Segurança da Grande Ilha, Alexsandro Farias, parabenizou os socioeducandos e destacou a importância de persistir para alcançar os objetivos. “Todos que estão aqui hoje estão de parabéns, sabemos que dificuldade todos temos, mas é preciso enfrentar, superar e isso é motivo para comemorar”, afirmou.

Um dos socioeducandos agradeceu a oportunidade de participar do projeto. “Em nome dos meus colegas agradeço muito a toda equipe da Funac e também aos professores por essa oportunidade de aprendizado. Foi realmente muito bom poder participar dessa turma”, afirmou.

Projeto Superação

O projeto tem como meta atender 75 adolescentes/jovens em cumprimento de medidas socioeducativas nos Centros Socioeducativos da Funac. O projeto é uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT) e está sendo executado pelo Instituto Trabalho Decente.

Lançado em agosto de 2021, o projeto foi implantado nos 11 Centros Socioeducativos com laboratórios de informática para oferecer uma série de serviços multidisciplinares de maneira coordenada e articulada, através de uma abordagem integral com ações que promovam a superação de vulnerabilidades dos adolescentes/jovens para sua efetiva inclusão no mundo do trabalho de forma digna, seja no mercado formal como primeiro emprego ou aprendizagem juvenil, seja em outras formas de trabalho dignas. Como incentivo, os socioeducandos recebem uma bolsa no valor de R$ 400,00.

Os adolescentes recebem acompanhamento psicossocial e apoio pedagógico. O projeto também presta orientação a esses jovens para inclusão e permanência no mercado de trabalho. A oferta regular dos cursos de qualificação profissional aos adolescentes é um dos pilares da socioeducação e contribui de forma significativa no processo da medida socioeducativa.

Texto: Iza Ribeiro (ASCOM FUNAC)