Saturday, 29 de January de 2022

FUNAC realiza live em alusão aos 10 anos do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo -SINASE

A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), por meio da Escola de Socioeducação do Maranhão (Esma), realiza na próxima terça-feira (18), o Diálogo Socioeducativo com o tema “10 anos do SINASE: da lei à realidade do Sistema Socioeducativo”. O encontro será online e transmitido por meio do canal da FUNAC no Youtube, a partir das 16h.

O diálogo é aberto a todos os profissionais do sistema socioeducativo em meio aberto, fechado e sistema de justiça, estudantes, pesquisadores e sociedade em geral, com direito à certificação de 2h. As inscrições deverão ser realizadas através do site da ESMA: esma.funac.ma.gov.br.

O Diálogo Socioeducativo contará com a presença do ex- Coordenador Geral do SINASE – Cláudio Vieira; da Profa. Dra. em Direito e pesquisadora da UFRGS sobre o SINASE, Ana Paula Motta; do Juiz titular da 2ª Vara da Infância e Juventude de São Luís e coordenador do Centro Integrado de Justiça Juvenil – TJ/MA, Dr. José dos Santos Costa; e da Presidente da Funac, Sorimar Sabóia Amorim.

O objetivo do Diálogo é realizar um momento de reflexão acerca da Lei que regulamenta o Sistema Socioeducativo, abordando desde os parâmetros da sua concepção, passando por uma breve avaliação desse sistema no contexto atual, além de considerações sobre a execução na perspectiva do sistema de justiça e do executivo no contexto do estado do Maranhão.

SINASE

Instituído pela Lei nº 12.594/12, o sistema regulamenta a execução das medidas destinadas a adolescentes que pratiquem ato infracional. Ainda de acordo com a legislação, entende-se por SINASE o conjunto ordenado de princípios, regras e critérios que envolvem a execução de medidas socioeducativas, incluindo-se nele, por adesão, os sistemas estaduais, distrital e municipais.