Thursday, 02 de December de 2021

FUNAC realiza aula inaugural dos cursos do Projeto de Formação Profissional em parceria com o IEMA

A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) realizou, nesta sexta-feira (15), a aula inaugural dos cursos do projeto de formação profissional. A iniciativa é fruto da parceria com Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). A aula ocorreu no auditório Unidade Plena do Instituto, localizada no Centro de São Luís. A solenidade teve início com a apresentação cultural dos socioeducandos da Unidade Sítio Nova Vida.

Com o olhar voltado aos adolescentes, a presidente da Funac, Sorimar Sabóia, destacou a importância de acreditar em sonhos e no poder transformador da educação. “Estamos aqui para falar de recomeço, para falar de sonhos. Precisamos ressaltar que medidas socioeducativas são oportunidades de mudança, as medidas representam uma oportunidade para um novo caminhar e nós acreditamos firmemente nessa ideia. A fundação trabalha incansavelmente para cumprir a sua missão e fazer a diferença na vida de cada adolescente por nós atendido. É preciso crer! A nossa crença em vocês é importante não só para o sucesso do nosso trabalho, como gestores, mas principalmente para a vida que vocês terão no futuro”, afirmou a presidente.

A presidente Sorimar agradeceu a parceria com o IEMA e afirmou que a ideia é dar continuidade a esse inciativa que tem se mostrado exitosa não só em aspectos quantitativos, mas sobretudo na mudança de perspectivas e de vida dos adolescentes socioeducandos. “Sonhar e realizar juntos, esse é o nosso norte, por isso agradecemos a todos os professores do IEMA, assim como a todos os profissionais da FUNAC, pois juntos estamos reconstruindo histórias. Desejo sucesso aos alunos que receberão os cursos, este é só o começo”, comemorou.

Representando o corpo de professores e supervisores do IEMA o professor James Dehan, que agradeceu aos alunos e dez um apelo aos professores. “Neste Dia dos Professores, acreditem nas pessoas, em cada aula, cada lição, dê o seu melhor, sempre acreditando que mudanças são possíveis e acontecem por meio de nós, do nosso trabalho, do nosso empenho e da nossa disposição para transformar realidades”, afirmou.

A Diretora Técnica da Funac, Lúcia Diniz, agradeceu o empenho das equipes da FUNAC e do IEMA. “É uma alegria imensa participar desse momento tão especial para nós que acreditamos na socioeducação como fermenta de transformação social. Esse momento representa muito para cada um de nós e temos certeza que estamos no caminho certo”, afirmou a diretora.

Um dos socioeducandos fala com alegria o quanto significa a profissionalização na vida dele. “Me grato com a oportunidade que estão dando para gente, que cumpre medida socioeducativa. Muitos lá fora não acreditam na nossa mudança, devido aos nossos erros do passado e do sofrimento que infelizmente causamos para nossas famílias, mas aqui podemos dizer que temos uma nova chance e podemos sim mudar de vida, pois existem pessoas apostando em nós”, diz.

Presentes na aula inaugural, Luisa Panichelli Lobo de Souza, diretora de Planejamento e Administração do IEMA, Marcio Silva Lopes, assessor Técnico da Reitoria, Bruna Maria Frazão, assessora administrativa, além dos chefes de setores e gestores das unidades da FUNAC e profissionais do IEMA, que integram o projeto.

Os cursos serão ministrados nos Centros Socioeducativos da FUNAC, a partir desse mês de outubro.

CURSOS OFERTADOS

• MECÂNICA DE BICICLETA
• PALETT
• ARTESANATO EM MATERIAS RECICLADOS
• QUITUTES BRASILEIROS (DOCES E SALGADOS)
• MANUTENÇÃO DE APARELHOS ELETRODOMÉSTICOS
• CORTE E COSTURA
• ESTÉTICA
• WEB DESIGN
• DECORAÇÃO DE SANDÁLIAS

Sobre a FUNAC

A Fundação da Criança e do Adolescente – FUNAC, criada em conformidade com a Lei nº 5.650/93, é o órgão do Estado do Maranhão que executa a política de atendimento ao adolescente em cumprimento de medida socioeducativa restritiva e privativa de liberdade. Tem como missão “garantir o cumprimento da política de atendimento especial a adolescente em conflito com a lei, de forma articulada, promovendo o seu desenvolvimento pessoal e social a partir da valorização das suas potencialidades e habilidades”.

Iza Ribeiro (ASCOM FUNAC)