Monday, 21 de June de 2021
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube

Funac recebe o Prêmio Magno Cruz com Projeto LeiturAtiva

Publicado em:

Motivo de gratidão e reconhecimento do trabalho de toda a equipe, essas foram as palavras da presidente da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), Sorimar Sabóia ao receber o prêmio Magno Cruz. “Para a Funac representa o esforço da equipe em garantir um atendimento humanizado que respeite o desenvolvimento dos adolescentes, que garanta os direitos fundamentais, dentre eles o processo educacional do adolescente, o que vai fazer toda a diferença na ressocialização, no seu retorno com a convivência familiar e comunitária. Para nós é um grande reconhecimento do trabalho que estamos realizando”, afirma.

A Funac ficou em 1º lugar no Projeto LeiturAtiva, do Centro Socioeducativo de Internação do Vinhais, e concorreu na Categoria 2 – Ações desenvolvidas por órgãos públicos do Estado do Maranhão (Instituições Estatais).

A solenidade de entrega do Prêmio “Magno Cruz” foi realizada nesta quinta-feira (06), no gabinete da presidência da Fundação da Criança e do Adolescente (FUNAC), pelo secretário de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, e contou com a presença da presidente da Funac, Sorimar Sabóia; da diretora Josenilde Diniz, do Centro Socioeducativo de Internação do Vinhais (C.S.I.V); do chefe da ASPLAN, Nikson Daniel, e da chefa de Gabinete, Rita Oliveira.

De acordo com o secretário Francisco Gonçalves, o prêmio destaca as boas práticas na área de direitos humanos. “São práticas inovadoras, como a experiência de leitura desenvolvida pela FUNAC aos socioeducandos, é um ganho para a sociedade, um ganho para os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e destaca novas práticas na defesa dos direitos humanos”, pontua.

A diretora do C.S.I.V, Josenilde Diniz, destaca a alegria do Projeto ser reconhecido para a sociedade e ter conquistado o 1º lugar. “É com muita alegria que toda equipe da Centro Socioeducativo do Vinhais recebe essa premiação. É gratificante e vai contribuir muito no sentido de potencializar as ações existentes de incentivo à leitura que é um dos pontos do projeto. Tinham adolescentes que não sabiam ler nem escrever, mas se abriram ao projeto e saíram da medida sabendo ler. Vamos levar essa iniciativa junto aos adolescentes e identificar como uma possibilidade de abrir os horizontes para novas formas de adaptação com a medida socioeducativa.”, declara. 

O prêmio é promovido pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP) e tem como objetivo selecionar ações de destaque de pessoas físicas e pessoas jurídicas nas áreas de promoção e defesa dos direitos humanos no Maranhão. O prêmio celebra a memória de Magno Cruz, ativista maranhense reconhecido nacionalmente pela sua combativa atuação no campo dos direitos humanos e na luta do movimento negro e quilombola.

O Projeto LeiturAtiva

O projeto parte de um olhar da equipe técnica da Funac e professores da Escola Professor Nascimento de Moraes, junto aos socioeducandos, na perspectiva de incentivo à leitura no Centro Socioeducativo de Internação dos Vinhais.

O objetivo é oportunizar a prática da leitura como instrumento de ressocialização, despertando, nos adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa privativa de liberdade, o interesse pela leitura e escrita, de forma espontânea e prazerosa.

Sítio Eletrônico desenvolvido pela © SEATI - Secretaria Adjunta de Tecnologia da Informação e Inovação | www.seati.ma.gov.br