Friday, 07 de May de 2021
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube

Servidores da Funac são capacitados em saúde e segurança no ambiente de trabalho pela ESMA

Por Érica Roberta S. Gomes

Os servidores da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) participaram da Oficina Saúde e Segurança no Ambiente de Trabalho, promovida pela Escola de Socioeducação do Maranhão (ESMA). A oficina abordou os cuidados com higiene e alimentação, assim como a importância da segurança e uso adequado dos EPIs, com a participação da nutricionista Raquel Sampaio e a técnica em Segurança do Trabalho e Bombeira Civil, Karoline Aquino. A atividade foi realizada para cozinheiras, serviços gerais, administrativos e coordenadores de higiene e alimentos, de forma remota, pela plataforma Google Meet. 

A Fundação tem demonstrado maior preocupação com a segurança e saúde dos servidores e de toda a comunidade socioeducativa. “Entendemos que a saúde e a segurança são condições fundamentais para o bom desempenho das atividades laborais em qualquer ambiente de trabalho e, sobretudo, nesse contexto de pandemia, os profissionais devem participar continuamente de formações sobre procedimentos de higiene dos espaços, bom manuseio dos materiais de trabalho, boas práticas no preparo de alimentos e a utilização dos equipamentos de proteção individual”, afirma a diretora da ESMA, Priscilla Swaze.

Para a nutricionista Raquel Sampaio, o objetivo da oficina foi reforçar as boas práticas de manipulação e evitar a ocorrência de doenças provocadas pela manipulação de alimentos contaminados. “A oficina é importante para atualizar o conhecimento dos servidores em relação a essas práticas que são regras de higiene, manipulação e armazenamento, que visam uma preparação adequada das refeições que são servidas nos nossos Centros Socioeducativos. Os servidores entram em contato novamente com esses tópicos, o que reforça a doção de boas práticas n espaço de trabalho”, ressalta.

A palestrante Karoline Aquino destacou a importância do uso de EPIs e quais as responsabilidades do empregador. “De acordo com as estatísticas, 98% dos acidentes de trabalho podem ser evitados por medidas preventivas e os outros 2%, são por acidentes naturais. Os servidores também puderam relembrar os ensinamentos do curso de brigadista realizado em 2018, ocasião em que foram pontuadas a sinalização e rotas de fuga e como manusear o extintor”, explica.

O coordenador de Higiene e Alimentos do Centro Socioeducativo de Internação do Vinhais, Jorge Victor Martins avalia de forma satisfatória a formação promovida pela ESMA. “O tema foi repassado de forma clara e objetiva, as profissionais orientaram também sobre a prevenção do contágio pelo coronavírus (Covid-19), a forma correta de higienização das mãos e demais medidas de prevenção, considerando as orientações do Ministério da Saúde”, declara.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Todas as notícias

GALERIA

Todas as galerias

VÍDEOS

Todos os vídeos

Sítio Eletrônico desenvolvido pela © SEATI - Secretaria Adjunta de Tecnologia da Informação e Inovação | www.seati.ma.gov.br