Friday, 07 de May de 2021
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube

Presidente da Funac reúne com promotor e defensor de Imperatriz para discutir medidas preventivas da Covid-19

 

A presidente da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), Sorimar Sabóia reuniu, nesta terça-feira (16), com o defensor público Fábio Carvalho e o promotor de Justiça Alenilton Santos para tratar sobre as medidas preventivas e ações de contenção de riscos à saúde de servidores e socioeducandos atendidos pela Funac, no combate à pandemia do coronavírus.

A gestora da Funac ressaltou que foi publicada na segunda (15) a Portaria nº 237/2021, que amplia as medidas já adotadas nos Centros Socioeducativos e na Sede Administrativa, como alteração na rotina sociopedagógica. “Foram suspensas de forma temporária as visitas de familiares aos Centros Socioeducativos, sendo estas substituídas por ligações telefônicas, visando a saúde da comunidade socioeducativa. Quanto a rotina sociopedagógica, a prioridade é por atividades em espaços arejados e pequenos grupos. As equipes técnicas e de saúde tem investido em ações de conscientização sobre a pandemia, reforçando a importância dos hábitos de higiene como lavar as mãos com frequência”, afirma Sabóia.

Desde o início da pandemia em 2020, a gestão da Funac tem dialogado com diretores dos Centros sobre as ações preventivas e orientações para servidores. Como medidas preventivas são realizadas: sanitização dos espaços, medição de temperatura com termômetro digital infravermelho, entrega de máscaras descartáveis, álcool 70%, entrega de antigripais e reforço à alimentação, visando a proteção e fortalecimento do Sistema Imunológico dos adolescentes.

De acordo com Sorimar Sabóia, as equipes tem mantido os adolescentes informados sobre o panorama da pandemia. “Neste ano em Imperatriz sete adolescentes foram infectados pelo coronavírus. Os socioeducandos apresentaram sintomas leves, como febre, dor no corpo, ausência do olfato e paladar. Foram realizados testes para comprovar se estavam com Covid-19 e tomado as providências de isolamento para proteger os outros adolescentes e servidores. Quanto aos servidores, três testaram positivo no Centro de Internação, quatro na internação provisória e mais quatro na semiliberdade, os mesmos seguem afastados cumprindo isolamento domiciliar”, declara.

O promotor de Justiça Alenilton Santos avalia que a reunião foi bastante produtiva. “Discutimos a situação do coronavírus durante esse período de pandemia em uma reunião de trabalho, para que as instituições apresentassem os seus pareceres. A Funac fará um levantamento dos casos, inclusive informando por escrito quais medidas já foram e vem sendo adotadas e a partir daí o sistema de justiça tomará as providências para as quais assumiu o compromisso em reunião”, declara Alenilton. 

Ações preventivas

Os servidores também estão sendo orientados para a higienização diária dos objetos de trabalho e para a utilização de equipamentos de proteção (máscaras e luvas descartáveis, com a devida higienização das mãos e antebraços) nos processos de revistas.

Com as medidas, servidores que apresentarem sintomas respiratórios e/ou febre serão afastados, conforme o Decreto Estadual n. 36.531/2021, devendo trabalhar de casa e, em caso de necessidade de pessoal de servidores, deverão interromper suas atividades de imediato. Servidores que estão no grupo de risco estão liberados para ficarem em casa.

Novos socioeducandos passarão por quarentena de 15 dias, em local separado, com observação da equipe de saúde, antes de serem encaminhados para os alojamentos e atividades. Os adolescentes já internos que apresentarem febre ou sintomas de gripe e resfriado deverão fazer uso de máscara e serão conduzidos para local reservado do Centro Socioeducativo, com a responsabilidade da equipe de saúde realizar os procedimentos e encaminhamentos que forem necessários.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Todas as notícias

GALERIA

Todas as galerias

VÍDEOS

Todos os vídeos

Sítio Eletrônico desenvolvido pela © SEATI - Secretaria Adjunta de Tecnologia da Informação e Inovação | www.seati.ma.gov.br