Wednesday, 27 de January de 2021
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube

Socioeducanda da Funac lançou livro de poesia e cordel nesta quarta (16)

Publicado em:

A socioeducação no Maranhão tem ressignificado a trajetória de vida dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, por meio da produção literária. Nesta quarta-feira (16), às 16h, em São Luís, uma socioeducanda do Centro Socioeducativo Florescer, unidade da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), lançou o livro “Poesias e cordéis, um para cada momento”.

A socioeducanda foi incentivada a escrever o livro durante as oficinas literárias realizadas nas atividades sociopedagógicas. O lançamento foi realizado no encerramento das atividades dos Projetos realizados este ano no Centro, que contou com a palestra ‘Leitura como processo de liberdade’, com Mary Ferreira, professora Dra em Politicas Públicas ( UFMA); inauguração da Biblioteca Florescer; exposição fotográfica, com relato da experiência da socioeducanda na oficina de fotografia.; declamação e exposição de poesias e cordéis e sessão de autófografos.

A partir do incentivo da equipe da Funac, a adolescente foi estimulada a continuar escrevendo sua experiência. A jovem conta, através de cordel, os momentos de sua vida e da sua privação de liberdade. “Comecei a colocar no papel os momentos compartilhados e as experiências adquiridas nas atividades realizadas no Centro Socioeducativo, com momentos importantes com outras adolescentes e com a equipe, além da saudade da família”, conta a escritora.

Para a presidente da Funac, Sorimar Sabóia, ter escritores na socioeducação é uma vitória e reflete o compromisso de toda equipe. “A transformação só é possível com a educação. A Fundação tem investido em projetos que promovem a leitura e a escrita nos centros socioeducativos; essa prática estimula os adolescentes a expressarem sua concepção de vida, de sociedade e de mundo, possibilitando o protagonismo juvenil e o exercício da cidadania”, afirmou.

 

Sítio Eletrônico desenvolvido pela © SEATI - Secretaria Adjunta de Tecnologia da Informação e Inovação | www.seati.ma.gov.br